ESCREVA SUAS IDÉIAS!

Marcos Pontes
15 /04/2008

Quantas vezes você teve uma grande idéia, ou a resposta para uma questão ou para um problema simplesmente aparece, como por mágica, em sua cabeça...e você esquece logo depois?

Aquilo poderia fazer grande diferença em sua vida. Mas você esqueceu!

Conselho: para não esquecer mais e aproveitar essas preciosas idéias, escreva-as!

Quando idéias ou respostas “surgem” na sua mente, significa que seu subconsciente jogou alguma informação no seu consciente. Na grande maioria das vezes, essa informação é algo que você vinha buscando, quer você percebesse ou não, nos últimos tempos.

Isso ocorre mais freqüentemente enquanto você dorme. Nesse momento, longe dos “inputs” dos sentidos do dia, seu consciente está mais relaxado e receptivo para as informações do subconsciente. Nessas horas “iluminadas” é que temos algumas das nossas melhores idéias. Escreva-as pela manhã ou grave-as em um gravador portátil de voz imediatamente. Hoje em dia é muito fácil ter consigo um pequeno gravador o tempo todo (ou um bloquinho de anotações). Gravar é mais fácil, ou talvez o único modo, para registrar suas idéias, em muitos casos, como por exemplo, quando você está dirigindo.

Lembre-se que ótimas idéias podem vir a qualquer momento, não apenas quando você está em uma reunião, ou sentado pensando sobre o assunto. Às vezes essas idéias vêm nos momentos mais inconvenientes.

Outra razão para escrever as suas idéias é livrar-se de pensamentos repetitivos e “preocupações”. Pense da seguinte forma: a partir do momento que você escreve a sua idéia ou preocupação, coloque aquela anotação no modo “para pensar no momento adequado”... e esqueça do assunto!

Isso ajuda a controlar ansiedade também, principalmente se for acompanhado de uma boa agenda, onde você define tempos corretos durante o dia para resolver determinados assuntos. Aqueles são os momentos certos para você tratá-los, não durante a execução de outras tarefas do dia. Se você é um piloto... nunca leve suas preocupações para a decolagem!

Particularmente, eu anoto todas as minhas idéias. Sempre trago comigo um bloquinho e um gravador digital. Acredite, isso ajuda, e muito, a que eu consiga fazer muitas atividades em paralelo. Simplesmente anoto as idéias de forma organizada e as preocupações da maneira que elas aparecem. Depois agendo o momento certo para tratá-las e esqueço-as até lá.
Com o tempo, esse procedimento torna-se um hábito positivo de organização. Você aprende a utilizar seu tempo durante viagens, trânsito, etc.
A próxima questão é como manter um banco de idéias. Isso pode aumentar sua produtividade criativa em grande escala. Faça o seguinte: no seu bloquinho de anotação, escreva nas primeiras folhas uma seqüência de projetos que você gostaria de desenvolver. Coloque um número seqüencial para cada um deles.
Quando você for escrever uma idéia nova, procure correlacioná-la com um ou mais desses projetos. Coloque o número desse projeto antes de escrever a idéia. Uma vez por semana, tire uns 15 minutos para colecionar essas idéias. Mantenha um caderno, ou uma divisão de caderno, para cada projeto em aberto. Escreva essas idéias nos locais correspondentes.

Quando chegar o momento adequado, marcado em sua agenda para você tratar de determinado projeto, você busca no caderno específico, ou divisão específica, ou pasta específica, seja lá o que você utiliza para registrar o histórico dos seus projetos, e ali você terá toda a sua coleção de idéias para aquele projeto.

Com isso você notará algo interessante. Por alguma razão, outras idéias boas começarão a aparecer, uma atrás da outra, quando você estiver escrevendo a coleção de idéias no caderno correspondente. Isso é normal...e muito bom! Aproveite o momento ao máximo!

Outra dica importante: se você quer desenvolver alguma idéia para um projeto importante, leia esse material, correspondente àquele projeto, antes de dormir. Depois, feche os olhos e pense na operação perfeita daquele projeto. Como seria o seu funcionamento? O que você estaria fazendo?

Siga com essas idéias em mente até adormecer. Com certeza seu subconsciente estará trabalhando durante a noite e logo idéias geniais surgirão na sua mente. Isso pode acontecer logo ao acordar, ou nos momentos mais estranhos durante o dia!

Boas idéias para você!!

 

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net